MT deve produzir quase 50 milhões de toneladas de grãos e manter liderança nacional

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antonio – Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio:

 

O Imea, Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária, revisou suas projeções para a safra de soja 2024/25 em Mato Grosso, estimando uma produção de quase 50 milhões de toneladas.

Este volume representa um aumento de 5,22% em relação à previsão anterior e um crescimento significativo de 27,05% comparado à safra de 2023/2024.

A área plantada manteve-se estimada em 12,66 milhões de hectares, um incremento de 1,47% em relação à temporada anterior.

O destaque fica por conta da produtividade, que atingiu mais de 65 sacas por hectare, superando em 25,22% o rendimento da safra passada.

Essas revisões baseiam-se em dados coletados pelo Projeto Imea em Campo, realizado em parceria com outras instituições.

Durante 57 dias, entre dezembro de 2024 e fevereiro de 2025, as equipes percorreram mais de 31 mil quilômetros, abrangendo 88 municípios produtores de soja, que juntos representam uma área de 11 milhões de hectares.

Foram realizadas 802 avaliações detalhadas, incluindo análises agronômicas, avaliação da sanidade das lavouras e coletas de amostras para verificar o peso dos grãos, contribuindo para um panorama preciso da produção.

De acordo com o presidente do Instituto do Agronegócio, Isan Rezende, essa revisão do Imea para a safra para Mato Grosso confirma o que já sabemos há anos: o estado é a força motriz da produção de soja no Brasil e no mundo.