| MT aplica mais de R$ 2 bilhões em multas ambientais por fiscalização de satélite.mp3 |
Foto da manchete: Secom-MT
Por Vinícius Antônio – Voz: Yaponira Cavalcanti
Texto do áudio:
Em Mato Grosso, 35,49% das multas ambientais aplicadas neste ano tiveram como base a fiscalização remota do desmatamento, feitas por meio da Plataforma de Monitoramento da Cobertura Vegetal.
No total, foram atendidos sete mil 801 alertas de desmatamento, que somam um bilhão e meio de reais em multas ambientais.
Os alertas permitem detectar desmates a partir de um hectare, e acompanhar a alteração da cobertura vegetal de forma rápida e precisa.
Por meio desse monitoramento é possível que a Sema atue de forma preventiva, identificando rapidamente os desmatamentos que estão se iniciando e impedindo o avanço do dano ambiental. Além disso, a plataforma e metodologia de trabalho foram sendo aprimoradas nos últimos anos.
As informações são compartilhadas com diversos órgãos que atuam em conjunto contra crimes ambientais, em especial na prevenção e combate ao desmatamento ilegal e incêndios, entre eles o Batalhão de Polícia Militar Ambiental, Corpo de Bombeiros Militar, Ministério Público, Delegacia Especializada do Meio Ambiente e Ibama.