Ministros Fávaro e Silvio Costa anunciam início das obras de modernização do aeroporto de Sorriso

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Assessoria MAPA

Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

 

Nesta terça-feira, os ministros da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, participaram da cerimônia que marcou o início das obras de ampliação e modernização do Aeroporto Regional de Sorriso.

No total, serão investidos mais de 104 milhões de reais na qualificação do
terminal.

Fávaro destacou que é um importante reconhecimento do presidente Lula à relevância de Sorriso, no Médio Norte mato-grossense, e sua contribuição para a força econômica do Brasil.

“Isso demonstra o compromisso com o desenvolvimento econômico, a geração de empregos e a criação de oportunidades”, reforçou o ministro.

Carlos Fávaro disse ainda que isso é o PAC funcionando em Mato Grosso, para que a região de Sorriso prospere ainda mais, gerando empregos e promovendo inclusão social.

Já o ministro Sílvio Costa Filho enfatizou a importância da iniciativa. Segundo ele, é uma obra que vai transformar definitivamente a infraestrutura do aeroporto, ampliando sua capacidade, melhorando a segurança da aviação e otimizando toda a logística para o desenvolvimento do turismo de negócios e de lazer na região.

Desde dezembro de 2023, o aeroporto de Sorriso está sob a gestão da Infraero, Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária, com o objetivo de realizar as obras de melhoria das instalações. A conclusão das obras está prevista para o primeiro semestre de 2026.

O projeto de Sorriso visa também adequar o aeroporto para receber aeronaves de maior envergadura, sem restrições.

As obras incluem a reforma e ampliação do pátio de aeronaves, da pista de táxi "A", a construção de uma nova pista de táxi "B" e de um novo acesso aos hangares, além de um novo estacionamento de veículos, entre outras.

Também está prevista a conclusão da obra de adequação da cerca operacional do aeroporto.