| 01 Ministro Flávio Dino anuncia repasse de 87 milhões para segurança pública de Mato Grosso.mp3 |
Foto da manchete: Reprodução Web
Por Jurandir Antônio - Voz: Enéas Jacobina
Texto do áudio:
O Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, esteve em Cuiabá nesta segunda-feira para o lançamento de programas e assinatura de convênios entre o Governo do Estado e o Governo Federal.
Na ocasião, Dino lançou o Pronasci 2, Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania, e o PAS, Plano de Ação na Segurança, com o objetivo de reforçar a segurança em Mato Grosso e de prevenir a violência de gênero.
Um dos convênios prevê o repasse de 15 milhões de reais para a reforma do COT Barra do Pari, que será transformado em um Centro de Treinamento das Forças de Segurança do Estado.
O governo de Mato Grosso recebeu ainda 30 viaturas, sendo 12 caminhonetes e 18 veículos de radiopatrulhamento, além de 116 uniformes, 235 fardas, nove drones, entre outros equipamentos.
Sendo que dez viaturas foram destinadas à Patrulha Maria da Penha para enfrentamento da violência contra a mulher, um dos eixos do Pronasci 2.
O governo Federal vai repassar também cerca de 35 milhões de reais para as ações de política de segurança, além de quase três milhões de reais para o Programa Escolas Seguras.
Ao todo foram assinados mais de 87 milhões de reais em investimentos do governo federal para Mato Grosso.
O investimento do governo federal em Mato Grosso será 87 milhões de reais, dos quais 16 milhões serão destinados à construção da Casa da Mulher Brasileira em Cuiabá.
Na ocasião, o Ministro Flávio Dino afirmou que hoje dedica 90% do seu tempo tratando de questões da segurança pública e que é necessário ter foco neste trabalho.
O governador Mauro Mendes não economizou elogios a Dino, e manifestou apoio a uma possível indicação do ministro para o STF, Supremo Tribunal Federal. Mendes destacou ainda a competência, a experiência e a habilidade política de Flávio Dino.
O Ministro garantiu ainda que pretende investir e ampliar a parceria com o governo de Mato Grosso, para combater o tráfico internacional de drogas na fronteira entre o estado e a Bolívia.
Para Mauro Mendes, reforçar a segurança nas fronteiras do estado ajuda a combater a cadeia de crimes em todo o Brasil.