Ministro Fávaro anuncia R$ 150 mi para a agricultura familiar em Mato Grosso

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, anunciou 150 milhões de reais em investimentos para Mato Grosso impulsionar a agricultura familiar e proporcionar o desenvolvimento regional.

Os valores serão aplicados nos próximos meses em projetos que vão desde a capacitação à estruturação da produção até a comercialização dos produtos.  

O lançamento aconteceu na última sexta-feira, em Várzea Grande, e os projetos  contemplam diferentes públicos de agricultores familiares, povos indígenas, assentamentos e pequenas comunidades rurais e o empreendedorismo feminino no campo.  

Ao longo de 2023, a Superintendência de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso participou de uma série de audiências públicas realizadas pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso em 12 municípios da Baixada Cuiabana para a elaboração e análise de projetos para o chamado BID Pantanal.

A partir do diagnóstico das propostas elaboradas junto às necessidades de desenvolvimento regional das comunidades, os projetos que integram o pacote de ações apresentado pelo ministro Carlos Fávaro durante o evento.

Uma das novidades é o projeto Alimentar, que contempla a implementação de três hortas solidárias na região da Baixada Cuiabana com capacitação de famílias em situação de vulnerabilidade para produzir em sistema de produção agroecológica no meio urbano e contribuir no combate à insegurança alimentar com fornecimento de produtos com alto valor nutricional.

A primeira etapa será realizada em Várzea Grande.

O projeto será desenvolvido em uma área de dois hectares e meio desde o preparo do solo até o plantio de hortaliças que deverão ser distribuídas em cestas a serem entregues para famílias beneficiárias do programa.