| Ministério Público investiga uso de dinheiro público na Marcha Para Jesus, em Cuiabá.mp3 |
Foto da manchete: Mayke Toscano | Secom-MT
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
O Ministério Público de Mato Grosso, por determinação do procurador-geral de Justiça, José Antônio Borges Pereira, vai investigar a suspeita de uso de dinheiro público na Marcha Para Jesus, que será realizada neste fim de semana em Cuiabá.
Além disso, o MP determinou ainda a investigação para apurar se o evento tem cunho eleitoral, remetendo o caso para a Procuradoria-Geral Eleitoral.
Em despacho assinado no início da semana, o procurador-geral de Justiça ressalta que é de conhecimento público a instauração de uma notícia de fato sobre o uso de dinheiro público para a contratação de artistas por prefeituras municipais.
"Nessa linha de ideias, também é objeto de divulgação na mídia local a realização de evento com, segundo indica a reportagem, suposto uso de recursos públicos por meio de emendas parlamentares, inclusive com fins, em tese, eleitorais - “Marcha para Jesus”, diz trecho do documento.
Com expectativa de público de 80 mil pessoas, a Marcha para Jesus de Cuiabá entra na sua 26ª edição, neste sábado, 18 de junho, após pausa de dois anos, com a presença de fiéis de todo o estado.
Além da natureza notadamente religiosa, a edição deste ano eleitoral também deve ter cunho político, com a aproximação e apoio declarado dos organizadores do evento ao presidente Jair Bolsonaro.
O procurador-geral de Justiça explica que, considerando o dever institucional do Ministério Público de tutelar pelo patrimônio público e pela moralidade administrativa, assim como pela lisura do pleito eleitoral, por uma questão de cautela, determinou a investigação do caso.
Cópia do documento foi encaminhada ao promotor eleitoral vinculado à 1ª Zona Eleitoral de Cuiabá "para conhecimento e providências”.
A Marcha Para Jesus deve começar pela Avenida Mato Grosso seguindo até o Parque de Exposições da Acrimat, na região do Porto.
Nomes conhecidos da música gospel estarão presentes como André Valadão, Isadora Pompeo, Bruna Karla e Midan Lima.
O evento é organizado pelo Comec, Conselho de Pastores de Mato Grosso.