Ministério Público do Trabalho recomenda que empresas de quatro municípios contratem menores aprendizes

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Assessoria

Por: Jurandir Antônio – Voz: Elaine Coimbra

Texto do áudio:

 

O Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso encaminhou, na primeira quinzena do mês passado, notificações recomendatórias a 87 empresas que atuam no estado e que tem obrigação legal de contratar aprendizes.

As empresas ficam nos municípios de Cáceres, Confresa, Diamantino e Peixoto de Azevedo.

O objetivo é garantir o cumprimento da cota mínima de aprendizagem, com prioridade de contratação para adolescentes entre quatorze dezoito anos e em situação de vulnerabilidade ou risco social, em especial aqueles que cumprem medidas socioeducativas.

Segundo o coordenador regional de Combate ao Trabalho Infantil e de Promoção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes, o procurador André Canuto de Figueiredo, os quatro municípios foram selecionados devido aos índices de trabalho infantil identificados nessas regiões.  

O procurador do Trabalho disse ainda que 31 de julho, uma segunda-feira, é o prazo final para que os empregadores notificados informem o número total de trabalhadores e trabalhadoras e de aprendizes da empresa e apresentem a certidão de regularidade na contratação de aprendizes.