| Ministério Público de MT lança cartilha para auxiliar na prevenção da violência em escolas.mp3 |
Foto da manchete:Divulgação
Por Vinícius Antônio – Por: Yaponira Cavalcanti
Texto do áudio:
O Ministério Público do Estado de Mato Grosso elaborou a cartilha digital “Orientações sobre segurança nas escolas”.
O material traz orientações aos diretores de escolas, pais e alunos, o protocolo a ser seguido em casos de indício ou ocorrência de violência escolar e os tipos penais envolvidos.
Os diretores são orientados a, por exemplo, identificar as vulnerabilidades estruturais das unidades de ensino para diminuir a circulação de pessoas não autorizadas, aconselhar os alunos a relatarem qualquer ameaça ou atividade suspeita à administração da escola.
Já os familiares devem ficar atentos a mudanças de comportamento e humor da criança, que podem indicar que ela está sendo vítima de bullying, ao conteúdo das bolsas e mochilas dos filhos, impedindo que transitem com objetos perigosos, como estiletes, facas e similares, prestar atenção aos relatos dos filhos sobre ameaças ou comportamentos agressivos de outras crianças na escola.
Aos alunos, o MPMT aconselha que comuniquem, imediatamente, ao coordenador ou diretor qualquer situação de desentendimento entre alunos ou ainda entre alunos e professores.
Os estudantes também não devem se aproximar e nem manter conversas com pessoas estranhas do convívio pessoal, principalmente em redes sociais.