Ministério da Agricultura entrega patrulhas mecanizadas, tratores e equipamentos para assentados de Pedra Preta

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Caroline De Vita

Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

O município de Pedra Preta foi contemplado, no último fim de semana, com a primeira entrega das máquinas e equipamentos do Programa Estratégico de Fortalecimento Estrutural de Assentamentos Rurais e Sustentabilidade da Agricultura Familiar de Mato Grosso do Ministério da Agricultura e Pecuária.

A iniciativa beneficiou 12 assentamentos, sendo eles: Canudo, Santo Antônio do Norte, Wilson Medeiros, São José Operário, Frei Servácio Schult, Vale do Prata, 26 de Janeiro, Furnas, 28 de dezembro, Vista Alegre, Monte Azul, Colina Verde e Banco da Terra, com um investimento de cerca de cinco milhões 114 mil reais do Ministério da Agricultura.

Nesta primeira entrega, são 210 famílias beneficiadas com patrulhas mecanizadas, tratores e um caminhão nos assentamentos Canudos, Monte Azul, Laura e Água da Serra.

Realizado em parceria com a UFMT, Universidade Federal de Mato Grosso, o programa também conta com assistência técnica para os assentados melhorarem a produtividade em suas propriedades.

O ato foi realizado no assentamento Canudos, que conta com 52 famílias assentadas e tem como principais produções o gado de corte, gado de leite e legumes e hortaliças.

Após as entregas em Pedra Preta e São José do Povo, foi a vez das 800 famílias de assentados de Rondonópolis serem beneficiadas pelo Programa.

Com seis assentamentos atendidos, Gleba Rio Vermelho, Carimã, São Francisco, Primavera, Dom Osório e Chico Mendes, o Ministério da Agricultura investiu mais de cinco milhões de reais para entrega de maquinário com patrulhas completas, caminhões, equipamentos direcionados à produção de cada comunidade e assistência técnica aos assentados.

Na opinião do presidente da Associação do Vale do Berigue, Valnei Vieira Marinho, a iniciativa vai baratear o custo dos alimentos e distribuir renda porque as pessoas vão conseguir produzir com menor custo por causa da mecanização.

Já o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, que esteve em Rondonópolis para participar da solenidade, destacou que além do programa de entrega de máquinas, o ministério estruturou sete programas para atender à agricultura familiar, complementando todas as outras políticas públicas.