Micro e pequenas empresas foram as que mais geraram empregos em Mato Grosso

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

Dados do Caged, Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, apontam que as micro e pequenas empresas foram responsáveis pela geração de 81,6% dos empregos em Mato Grosso.

O saldo acumulado de janeiro a novembro de 2024 foi de 35 mil 164 novos postos de serviços.

A participação dos empreendimentos de pequeno porte no mercado de trabalho mato-grossense supera a média nacional, quando as micro e pequenas empresas geraram 72% das vagas criadas no ano passado.

Segundo a diretora Superintendente do Sebrae, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso, Lélia Brun, os números só reforçam a importância dos empreendimentos de pequeno porte como vetores de crescimento das regiões onde estão localizados, bem como para a geração de empregos, renda e qualidade de vida.

Segundo a diretora, oito a cada 10 vagas em Mato Grosso são geradas por pequenos negócios, acima da média nacional, onde sete a cada 10 empregos são provenientes de pequenas empresas.

Lélia Brun destacou ainda que a atuação do Sebrae é fundamental neste cenário, pois o foco da instituição é promover e fortalecer o empreendedor, para tornar os pequenos negócios protagonistas do desenvolvimento sustentável.

Em Mato Grosso, o setor de serviços foi o principal impulsionador dos empregos, com 14 mil e 500 oportunidades criadas nos 11 primeiros meses do ano passado. Em seguida, aparecem a construção civil e o comércio.