Metade dos caminhões usados nos protestos golpistas em Brasília saíram de Mato Grosso

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução

Por: Jurandir Antônio – Voz: Elaine Coimbra

Texto do áudio:

 

Dos 272 caminhões que foram para Brasília reforçar os atos golpistas no início de novembro do ano passado, 93% eram de apenas quatro estados.

No total, 136 são do Mato Grosso, 56 da Bahia, 46 de Goiás e 26 do Paraná.

Os números são de um relatório da Abin, Agência Brasileira de Inteligência, e mostram a movimentação das caravanas de manifestantes bolsonaristas a caminho de Brasília, após a eleição de 2022.   

Os caminhões foram utilizados para transportar pessoas que participaram de manifestações antidemocráticas na Capital Federal e que questionavam o resultado da eleição presidencial, que elegeu Luís Inácio Lula da Silva para o terceiro mandato.

Segundo o documento, a maioria dos caminhões saiu do município de Sorriso, totalizando 72 veículos.

Foi em Sorriso também que o ex-presidente Jair Bolsonaro, teve o maior apoio entre os municípios mato-grossenses, onde recebeu 74% dos votos no segundo turno.

O mapeamento das rotas também revelou quatro fluxos principais de deslocamento.

Foram 135 caminhões identificados que percorreram o caminho para Brasília pela BR-163, levando caminhões de Sorriso, Tapurah, Campo Novo do Parecis e Nova Mutum.

Dos 272 caminhões, 132 estão registrados em nome de pessoas jurídicas, o que indica o envolvimento de grupos empresariais ligados ao agronegócio no financiamento dos acampamentos bolsonaristas.

Os demais veículos estão registrados em nome de pessoas físicas.