| Mesmo com casos de covid em mais de 20 escolas, Seduc descarta suspender aulas.mp3 |
Foto da manchete: Secom-MT
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
Segundo o Sintep, Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso, pelo menos 22 escolas de Mato Grosso registraram casos de contaminação por Covid-19, desde o retorno das aulas presenciais no último dia três.
A Secretaria de Estado de Educação contesta o Sintep e garante que os casos de covid atingiram um número menor de escolas, e alega que pode existir defasagem no tempo para confirmação da doença.
Já o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, afirmou que é ‘irresponsável’ afirmar que os professores se contaminaram com o novo coronavírus nas escolas.
“Às vezes o professor nem foi contaminado no ambiente escolar. Foi contaminado no final de semana no shopping, num evento, então afirmar que ele foi contaminado por causa do retorno às aulas é irresponsabilidade”, reagiu Porto.
Pouquíssimos municípios tiveram casos de Covid-19, garantiu o gestor.
Alan Porto descartou qualquer possibilidade de interromper novamente as aulas por causa do surgimento de casos de covid-19 entre alunos e professores. Ele afirmou ainda que o período sem aulas presenciais foi uma “tragédia educacional”.
“Nós temos que o quanto antes recuperar a aprendizagem. Recuperar a aprendizagem é o aluno em sala de aula com o professor, respeitando o distanciamento, respeitando todos os protocolos de biossegurança”, reforçou o secretário.
Recentemente a Secretaria de Estado de Educação confirmou casos positivos do novo coronavírus em escolas estaduais de Rondonópolis e Tangará da Serra, além de Cuiabá e Várzea Grande.
Porto explicou que a Seduc vai continuar monitorando os casos e orientando a comunidade escolar a seguir os protocolos de biossegurança nos prédios