Mercado de carne bovina brasileiro em franca expansão. Mato Grosso é líder na produção

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Assessoria  IMAC

Por Jurandir Antonio – Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio:

 

O setor de carne bovina brasileiro vive um momento de grande expansão, com resultados expressivos no primeiro semestre de 2024.

No contexto nacional, Mato Grosso se destaca como líder na produção de carne bovina sustentável e de qualidade, com participação de cerca de 14%.

De acordo com relatório apresentado pelo Indea, Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso, o número de animais abatidos no estado aumentou 25,86% no primeiro semestre de 2024, no comparativo com o mesmo período de 2023.

Segundo o analista técnico do Imea, Instituto Mato-grossense da Carne, Valdecir Francisco Pinto Júnior, houve um aumento significativo no número de animais abatidos em Mato Grosso devido ao abate de fêmeas, que impulsionou esse crescimento nos primeiros meses do ano. Segundo ele, é uma situação esperada e ligada ao ciclo pecuário.

Na produção de carne bovina, um relatório elaborado pelo Imea, Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária, com dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, mostra que o Brasil segue em 2º no ranking mundial, aumentando a sua produção em 3,65% em relação ao ano de 2023, enquanto os Estados Unidos diminuíram a sua produção em 1,17%, no mesmo período.

Nesse cenário promissor para o Brasil, segundo análise da Secretaria de Comércio Exterior, Mato Grosso se destaca como um dos principais exportadores de carne bovina durante o primeiro semestre de 2024, com mais de 317 mil toneladas em equivalente carcaça destinadas ao mercado externo.

O volume corresponde a um aumento significativo de mais de 33% em comparação ao mesmo período de 2023, quando foram embarcadas 238 mil toneladas para outros países.

Esse montante negociado por Mato Grosso de janeiro a junho, resultou num valor de um bilhão 270 milhões de dólares.