Menores de 5 anos são 40% do total de internados por covid desde julho

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: reprodução da Agência Brasil

Por Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Crianças menores de cinco anos passaram a responder por duas de cada cinco internações hospitalares provocadas pela Covid-19 no Brasil, a partir de julho. Entre janeiro e junho, o grupo representava três em cada 50 internados devido a complicações da doença.

A análise é do Observa Infância, grupo formado por pesquisadores da Fiocruz e da Unifase, a Faculdade de Medicina de Petrópolis, que tem por missão levar ao conhecimento da sociedade dados e informações sobre a saúde de crianças nesta faixa etária.

São 678 bebês e crianças menores de cinco anos que foram hospitalizados com Covid-19 no Brasil apenas entre 14 de agosto e 10 de setembro, quase o dobro dos 387 maiores de 60 anos  internados no mesmo período. Já no primeiro semestre, o país registrou um total de 7.809 internações de menores de cinco anos e 90.206 de maiores de 60.

O estudo aponta que, com o avanço da vacinação entre adolescentes, adultos e idosos, as taxas de hospitalização e mortalidade caíram em todas as faixas etárias, mas entre as crianças a queda se mostra mais lenta.

Além disso, apesar da aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária do uso emergencial da Coronavac para crianças de 3 e 4 anos, até 23 de setembro apenas 2,5% da população com essa idade havia recebido as duas doses da vacina.

Na cidade do Rio, onde a cobertura também é baixa, a vacinação desta faixa contra a Covid  foi retomada nesta quarta-feira (28), com a chegada de novas doses de Coronavac. O imunizante também está disponível para os pequenos que ainda não tomaram a 2ª dose.

 

Edição: Raquel Mariano / Guilherme Strozi

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.