| Mendes toma posse como presidente do Consórcio Brasil Central nesta terça-feira.mp3 |
Vinícius Antônio
O governador Mauro Mendes, vai tomar posse nesta terça-feira, em Brasília, do cargo de presidente do Consórcio Brasil Central.
O chefe do poder Executivo de MT foi eleito em novembro de 2019 para suceder o governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja.
A transmissão do cargo acorre a partir das duas horas da tarde na sede do BrC, com a presença dos demais governadores dos estados consorciados e do embaixador da Espanha, Fernando García Casas, que participa do projeto BrC Global.
Em janeiro, o governador Mauro Mendes visitou a sede do Consórcio Brasil Central para conhecer as instalações da autarquia, conferir o trabalho que vem sendo executado e o andamento dos principais projetos.
“Viemos aqui para conhecer com mais detalhes a estrutura com a qual está se trabalhando ao longo dos últimos anos e gostei do que vi. Temos muitos desafios pela frente e precisamos entregar resultados cada vez mais e comprovar que o investimento que os estados estão fazendo irá trazer ganhos e benefícios efetivos”, disse o governador.
Além da cerimônia de posse, o governador Mauro Mendes, participa do Oitavo Fórum Nacional de Governadores.
Durante o encontro, os governadores devem divulgar uma carta em resposta ao desafio do Presidente Jair Bolsonaro, de zerar o valor do ICMS, Imposto Sobre Circulação de Serviços e Mercadoria, do combustível.
No documento os gestores estaduais alegam que o ICMS do combustível é uma das principais receitas dos Estados para a manutenção de serviços essenciais, como a segurança, saúde e educação.
Diz também que os governadores tem o enorme interesse em viabilizar a diminuição dos preços dos combustíveis, no entanto esse debate deve ser feito nos fóruns institucionais adequados e com estudos técnicos apropriados.