Mendes lança edital para construir ferrovia estadual de Rondonópolis a Lucas do Rio Verde

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Mayke Toscano – Secom-MT

Por Vinícius Antônio

Texto do áudio:

Foi lançado nesta segunda-feira o edital de chamamento público para construção de ferrovia estadual em Mato Grosso.

A ação pretende interligar Cuiabá, Rondonópolis, Nova Mutum e Lucas do Rio Verde, conectando-se ainda a malha ferroviária nacional.

O governador Mauro Mendes ressaltou que o chamamento publicado nesta segunda, dá o prazo de 45 dias para que empresas interessadas na construção da ferrovia estadual apresentem os projetos.

Sonora: Mauro Mendes

De acordo com Mauro Mendes, a ferrovia estadual vai melhorar de forma expressiva a capacidade de escoamento de Mato Grosso. Ele destacou que o novo corredor de transporte, será muito favorável à indústria mato-grossense.

Sonora: Mauro Mendes

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado Max Russi, classificou o ato como histórico e destacou o empenho e apoio do parlamento estadual para a construção da ferrovia.

Sonora: Max Russi

A ferrovia deve beneficiar quatro municípios de Mato Grosso que são Cuiabá, Rondonópolis, Nova Mutum e Lucas do Rio Verde.

Ao representar os prefeitos dessas quatro cidades, o prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vás, afirmou que a construção da ferrovia vai gerar oportunidades e que os prefeitos devem preparar os municípios para os investimentos que devem vir com a chegada do novo modal de transporte.

Sonora: Miguel Vás

Segundo o Governo de Mato Grosso, a implantação da ferrovia estadual está amparada por lei federal e pela criação e regulamentação do Subsistema Ferroviário de Mato Grosso, por Lei Complementar de 2021.

A obra será iniciada em até seis meses após a emissão da licença ambiental de instalação. A previsão é que o Terminal de Cuiabá seja concluído até o 2º semestre de 2025 e o de Lucas do Rio Verde até o 2º semestre de 2028.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.