| Mauro pede a Lula que conceda comando do Parque Nacional de Chapada para o Governo de Mato Grosso.mp3 |
Foto da manchete: Victor Ostetti
Por Vinícius Antônio
Texto do áudio:
Mauro Mendes continua na Luta pela estadualização do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães.
A unidade foi privatizada pelo ex-presidente Bolsonaro, e agora o governador pediu para que Lula cancele a concessão e transfira a gestão do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães ao Governo de Mato Grosso.
Uma das principais justificativas é o "preço exorbitante" que a concessionária terá o direito de cobrar para acesso ao parque, que pode chegar a 100 reais por pessoa.
No documento encaminhado ao petista, Mauro Mendes relatou que o mesmo pedido tem sido feito há anos ao Governo Federal, na gestão anterior, mas foi negado sob a sinalização de que haveria uma concessão do parque à iniciativa privada.
Conforme o governador, “Mato Grosso tem 200 milhões de reais para executar todos os investimentos previstos em três anos".
Em contramão à vontade de Mauro, a Justiça Federal negou recurso do Estado contra a concessão do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães.
De acordo com o juiz, as propostas apresentadas pela MT Par, empresa mista do Estado, não foram relevantes para justificar a concessão da liminar, pois faltava documentos e, consequentemente, ausência de comprovação dos requisitos do edital.