| Mauro Mendes vai a Bolívia assinar contrato que vai garantir fornecimento de gás sem interrupção.mp3 |
Jurandir Antonio - Da redação
O governador Mauro Mendes, viaja no dia 25 de setembro a Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, para assinar o contrato que vai garantir a retomada do abastecimento de gás natural para o Estado.
A formalização do acordo é entre a MT Gás, Companhia Mato-Grossense de Gás e a estatal boliviana Petroliferos Bolivianos.
A solenidade de assinatura do documento integra a programação da Feira Internacional de Santa Cruz, a Expocruz.
Na ocasião, também será assinado um Termo de Acordo de Sociedade, que estabelece as diretrizes dos estudos que serão realizados sobre a criação efetiva de uma sociedade para fornecimento do combustível.
A intenção é criar uma sociedade entre as estatais para garantir o fortalecimento da cadeia do gás a longo prazo.
O contrato prevê o fornecimento de um milhão e meio de metros cúbicos mensais até dezembro de 2020.
Há uma cláusula no contrato especificando que haverá renovação automática do fornecimento por mais 10 anos, caso não se concretize a formação da sociedade.
Com a retomada do fornecimento, as indústrias que possuem conversor para funcionamento com gás natural terão o combustível disponível.
A expectativa é que esta seja uma alternativa para o desenvolvimento, e atração de novas indústrias para a Baixada Cuiabana.
O contrato abrange também o fornecimento de gás veicular, o GNV, para abastecer a frota de Cuiabá.
Esta será a primeira vez, desde a criação da Companhia, há 15 anos, que Mato Grosso terá um contrato firme, sem a possibilidade de interrupção do fornecimento, e com a entrega da quantia de combustível contratada.