Mauro Mendes participa de reunião entre os governadores da Amazônia e o presidente Bolsonaro.mp3 |
Da redação: Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio
Um encontro entre o presidente Jair Bolsonaro e os governadores da Amazônia Legal está marcado para esta terça-feira, depois que os chefes dos governos estaduais solicitaram uma reunião urgentemente para tratar do combate a focos de incêndio na floresta.
Um dos pedidos dos governadores é que o governo federal estabeleça uma agenda permanente de proteção, conservação e desenvolvimento sustentável da Amazônia.
Os nove governadores, que integram o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal, divulgaram uma carta endereçada ao presidente da República, em que solicitam não apenas a reunião, mas a “ imediata cooperação das estruturas do Governo Federal no combate aos focos de incêndio”.
O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, vai participar da reunião com o presidente Jair Bolsonaro para discutir a participação do Exército no combate às queimadas.
Mendes não quis comentar as declarações polêmicas do presidente e disse que o importante agora é ter foco no combate às queimadas e na crise internacional instalada por causa dos incêndios e desmatamento.
“Temos na verdade um incêndio internacional. As redes sociais proliferam situações que não são verdadeiras, uma imagem ruim para o país. O correto é evitar a queimada e o desmatamento ilegal. É necessário que o país faça uma blindagem ambiental. Precisamos crescer, produzir, mas sempre de acordo com as regras internacionais”, destacou Mendes.