Mauro Mendes participa de audiência sobre medidas para combate aos incêndios no STF

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antonio – Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio:

 

Está marcada para esta quinta-feira, a audiência de conciliação com os 10 estados da Amazônia e do Pantanal sobre medidas para o combate a incêndios florestais nos dois biomas.

Recordista no índice de queimadas, com focos de calor distribuídos por todo estado, Mato Grosso é o que apresenta um dos piores cenários e terá que responder a uma série de questionamentos levantados pelo STF, Supremo Tribunal Federal.

A convocação dos estados foi determinada pelo ministro Flávio Dino e segue no âmbito das medidas para a elaboração de um plano de prevenção e combate a incêndios nos biomas Amazônia e Pantanal.

O governador Mauro Mendes confirmou que aceitou o convite do ministro Flávio Dino, e estará em Brasília nesta quinta-feira.

Na ocasião, o governador vai esclarecer as medidas tomadas pelo governo de Mato Grosso nos combates aos incêndios no Pantanal e Amazônia.

O ministro do STF quer entender, entre outras coisas, o número de brigadistas empenhados na luta contra o fogo e qual o valor investido pelo Governo do estado nas iniciativas. Além disso, apura qual a porcentagem da participação do Governo Federal nas medidas de combate aos incêndios.

Por outro lado, o secretário executivo do Formad, Fórum Popular Socioambiental de Mato Grosso, Herman Oliveira, lembrou que a emergência climática vivida no estado é reflexo de uma série de medidas que já poderiam ter sido tomadas.