| Mauro Mendes participa da inauguração do último trecho de asfalto da BR-163 e exalta importância da obra para Mato Grosso.mp3 |
Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio
O governador Mauro Mendes participou nesta sexta-feira da inauguração da conclusão do asfaltamento da BR-163, no Pará.
Em seu discurso, Mendes lançou um desafio ao presidente Jair Bolsonaro e ao ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, para terminar a BR-158, que corta a região do Araguaia.
A solenidade foi realizada no Marco Zero da rodovia, localizado no Distrito de Cachoeira da Serra, em Altamira, no Pará.
Também estavam presentes o governador do Pará, Helder Barbalho, e parlamentares da bancada federal de Mato Grosso.
Mendes classificou a entrega da obra como um marco histórico para todo o país, uma vez que vai diminuir muitos problemas de logística enfrentados pelos produtores ao longo dos últimos anos.
Ele afirmou que a facilidade para o escoamento da produção mato-grossense fará com que o agronegócio melhore sua competitividade no mercado interno e externo.
“Há mais de 40 anos esse sonho foi lançado e estamos, hoje, presenciando um marco para essa importante região do nosso país. Somos o maior produtor de grãos: soja, milho, algodão, e seremos grandes produtores de proteínas, mas a logística sempre foi o maior obstáculo para esse crescimento”, afirmou o governador.
Bolsonaro pontuou o esforço para a conclusão da pavimentação da BR-163 e agradeceu, sobretudo, aos militares que deram início à obra, na década de 1970, e a concluíram.
“Aos poucos vamos mudando a realidade do país. Temos menos recursos que governos anteriores, mas nos empenhamos para resolver os problemas. Essa obra foi uma das nossas prioridades e é com orgulho que faço essa entrega hoje”, disse o presidente.
Durante a solenidade, Mauro Mendes propôs que o Governo Federal busque uma solução para a conclusão da Ferrogrão, ferrovia de cerca de mil quilômetros, que ligará Sinop aos portos de Miritituba.
Mendes pediu ainda que o Governo Federal termine o asfaltamento de pouco mais de cem quilômetros da BR-158, por onde passam cerca de duas mil carretas por dia.
“Precisamos encontrar uma solução para esses problemas que afligem a infraestrutura do país e aos entraves ambientais. Tenho certeza de que poderemos criar uma nova realidade que traga justiça, preserve o meio ambiente e, também, os interesses dos brasileiros e de quem trabalha e produz no país”, afirmou Mendes.
O ministro Tarcísio Freitas afirmou que vai trabalhar para a conclusão da ferrovia, assim como asfaltamento das BRs 158 e 174, bastante importantes para o Estado.