Mauro Mendes diz que política ambiental defendida por Bolsonaro pode ser “desastrosa” para Mato Grosso.mp3 |
Da redação: Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio
As posições agressivas do presidente Jair Bolsonaro em relação a questão ambiental, e o enfrentamento com países da Europa, como a Alemanha e a Noruega, estão tirando o sono do governador Mauro Mendes.
Para Mendes, a postura do chefe da nação em relação ao assunto pode ser desastrosa para a economia de Mato Grosso.
O conservadorismo da política ambiental do governo Bolsonaro fez com Alemanha e Noruega suspendessem o financiamento de projetos para preservação da floresta amazônica. E o avanço do conflito pode gerar embargo ambiental.
Ao comentar a decisão dos europeus, Bolsonaro debochou dos dois países. Ele sugeriu a chanceler da Alemanha, Ângela Merkel, usasse o dinheiro para reflorestar seu país. E disse ainda que a Noruega é um país que mata baleias e explora petróleo no mar do Norte, e não poderia dar lições aos brasileiros.
“Isso pode atrapalhar as relações comerciais que o Brasil tem com muitos países. Isso pode gerar um embargo ambiental dos produtos do agronegócio brasileiro, o que seria catastrófico para o Brasil e seria um desastre para a economia do Estado de Mato Grosso”, alertou Mauro Mendes.
Para evitar os possíveis impactos negativos, o governador já está se movimentando. A principal medida é conversar diretamente com os embaixadores dos países europeus.
Além disso, Mauro lembra que Mato Grosso passa por dificuldades financeiras e não pode abrir mãos dos recursos do Fundo Amazônia.