Mauro Mendes diz que o empréstimo dos 250 milhões de dólares virou uma “novela mexicana”.

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Da redação: Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio

O governador Mauro Mendes afirmou que o ministro da Economia Paulo Guedes acatou um efeito suspensivo e revogou a decisão da Secretaria do Tesouro Nacional que havia barrado o pedido de empréstimo de Mato Grosso junto ao Banco Mundial no valor de 250 milhões de dólares.

 

Com o efeito suspensivo, o pedido de aprovação do empréstimo por parte do Estado ainda tem de passar por alguns trâmites. Segundo Mendes, a corrida pela operação financeira, que se iniciou em março deste ano, parece uma “novela mexicana”. 

 

Com esse dinheiro, o Estado pretende pagar a dívida com o Bank of América, contraída no governo Silval Barbosa e que obriga o Mato Grosso a pagar parcelas semestrais de 140 milhões de reais ao banco internacional.

 

Com o novo empréstimo, o Estado teria uma dívida “mais barata”, com carência maior e parcelas mensais de pouco mais de cinco milhões e meio de reais.

 

“Tudo isso tem que acontecer até o final deste mês e início de setembro. Se não, teremos que pagar a parcela do mês de setembro. Isso será catastrófico para as contas públicas de Mato Grosso nesse momento”, alertou Mendes.

 

A parcela do débito junto ao Bank of América deve ser quitada no dia 10 de setembro. O Governo pode atrasar o repasse em até 30 dias para não entrar na dívida ativa da União e arcar com as sanções impostas no contrato.

 

Segundo levantamento do Governo do Estado, com o empréstimo, o Estado deve economizar 800 milhões de reais até 2022.

 

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.