Mauro Mendes afirma que corte de gastos abusivos ajudaram nos primeiros passos da recuperação financeira do Estado.mp3 |
Da redação: Vinícius Antônio
O governador Mauro Mendes afirmou que vem implantando uma série de cortes de custos da máquina que possibilitam a realização de diversas obras no Estado e os repasses em dia para a Saúde dos municípios.
Entre os exemplos, Mendes citou que pegou os repasses para atenção básica dos municípios com 11 meses de atraso. Ele disse estar regularizando os pagamentos aos poucos e mantendo em dia os valores de 2019.
O governador afirmou que houve significativa economia do governo no início de sua gestão: “Gastávamos, por exemplo, 11 milhões de reais, com internet na Educação. Hoje, pagamos três milhões. De passagem aérea, o Governo anterior gastou mais de um milhão de reais. Eu gastei pouco mais de 100 mil”, afirmou.
“Em janeiro, quando assumimos, a atenção básica, que cuida dos postinhos de Saúde, tinha 11 meses de atraso. A média e alta complexidade estava com seis meses de atraso. E tudo isso gerou um grande estresse, uma grande dificuldade para os prefeitos do interior”, disse.
“Este ano, estamos em dia. Na atenção básica, pagamos todos os meses. E aquele atrasado do ano passado, em alguns programas, conseguimos atualizar. Eu fiz um compromisso com os prefeitos que até o ano que vem vou saldar 100% a dívida que foi deixada pelo Governo anterior”, afirmou.
O governador disse ainda, que em abril, ele retomou mais de 100 obras no Estado.
“Se não tem dinheiro para começar a obra, não começa. Mas se começou, é porque fez um planejamento, fez as contas. Este ano, tenho certeza, vamos entregar obras que estavam paradas há cinco ou seis anos”, garantiu Mendes.