Mato Grosso terá a primeira indústria de refino de óleo vegetal de algodão

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

Mato Grosso terá a primeira indústria de refino de óleo vegetal de algodão.

O investimento previsto é de mais de 261 milhões de reais e deve gerar 156 empregos diretos e outros 600 indiretos.

O Conselho Deliberativo dos Programas de Desenvolvimento de Mato Grosso aprovou incentivo fiscal para a Icofort Agroindustrial S/A, uma das maiores indústrias de extração de óleo vegetal do Brasil se instalar no Estado. 

Por meio do enquadramento no Prodeic, Programa de Desenvolvimento Industrial e Comercial de Mato Grosso, a planta, que deve entrar em funcionamento em novembro de 2024 em Nova Mutum, terá desconto nas operações de ICMS, Imposto sobre Circulação de Mercadorias, dentro e fora do Estado.

Além da Icofort Agroindustrial, outras indústrias do segmento poderão ter diferimento de ICMS na entrada do óleo bruto de algodão destinado a processo industrial de óleo vegetal para alimentação humana.

Como Mato Grosso é o maior produtor de algodão do país, a empresa veio para o Estado para se consolidar como a maior refinadora de óleo vegetal de algodão do Brasil e a maior esmagadora de caroço de algodão da América Latina.

Para o Secretário de Estado Desenvolvimento Econômico, César Miranda, Mato Grosso só tem a ganhar com a vinda da fábrica da Icofort, que será a mais moderna da América do Sul e vai contar com tecnologia de maquinários oriundos da Alemanha, Índia, Itália e Malásia. 

A nova unidade tem capacidade instalada para processar 198 mil toneladas de caroço de algodão por ano e refinar 108 mil toneladas de óleo bruto de algodão/ano.

Todo o algodão utilizado na fábrica será oriundo de produtores mato-grossenses.