Mato Grosso tem seis municípios entre os maiores PIB por habitante do Brasil. Campos de Júlio lidera.

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Da redação: Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio

Seis dos 141 municípios mato-grossenses estão entre os 50 maiores PIB per capita, Produto Interno Bruto por habitante, do país.

São eles, Campos de Júlio, Santa Rita do Trivelato, Nova Ubiratã, Sapezal, Alto Taquari e Diamantino.

Segundo dados do IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística de 2016, últimos divulgados pela instituição, o maior PIB per capita mato-grossense, Campos de Júlio, ocupa a oitava posição no ranking nacional.

O segundo e terceiro colocados no ranking estadual estão localizados no Médio Norte mato-grossense. São Santa Rita do Trivelato e Nova Ubiratã. Nacionalmente, ocupam a 18ª e 39ª posição.

Pela ordem, Sapezal, na região Oeste, ocupa o 42º lugar no ranking nacional, Alto Taquari, no Sudeste do Estado, o 48º lugar; e Diamantino, no Centro-Sul, a 49ª posição.

Os seis municípios têm em comum o agronegócio como base para a formação do PIB.

Com seis mil 710 habitantes, população estimada pelo IBGE em 2018, e densidade demográfica de menos de um habitante por quilômetro quadrado, Campos de Júlio tem um PIB total de um bilhão 281milhões de reais, quase a metade, 41,8%, oriunda do agronegócio.

Mais da metade do território do município é utilizado para o cultivo de algodão, arroz, cana-de-açúcar, feijão, girassol, milho, soja e sorgo. Seu rebanho bovino soma quase 46 mil cabeças.

O maior PIB nacional foi registrado no município paulista de Paulínia.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.