Mato Grosso tem quase 15 mil crianças na fila de espera por vaga em creche

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Divulgação

Por: Jurandir Antônio – Voz: Elaine Coimbra

Texto do áudio:

Um levantamento feito pelo Gabinete de Articulação para Efetividade das Políticas de Educação de Mato Grosso, a partir de questionário respondido pelos 141 municípios do estado, apontou a existência de 14 mil 883 crianças na fila de espera por vaga em creche.

Os dados foram declarados pelos municípios e referem-se às vagas buscadas pelas famílias junto ao poder público municipal.

Pelo diagnóstico, realizado pela Comissão Permanente de Educação e Cultura do TCE, Tribunal de Contas de Mato Grosso, em parceria com outras organizações, em Mato Grosso são 775 creches, sendo 512 públicas, 222  privadas e 41 filantrópicas. 

O levantamento evidencia ainda que 56% dos municípios, ou seja, 79 deles, possuem fila de espera em creches.

São mil 893 crianças de zero a um ano aguardando por uma vaga, pouco mais de cinco mil de um dois anos, quase quatro mil e 500 de dois três anos e três mil 307 acima de três anos.

A pesquisa foi realizada entre os meses de março e maio deste ano. 

Diante desse quadro, o presidente da Comissão Permanente de Educação e Cultura do TCE, conselheiro Antonio Joaquim, sugeriu a mobilização das instituições junto à Assembleia Legislativa para inclusão de previsão orçamentária para auxiliar os municípios, seja por meio de recursos federais ou estaduais. 

“Se conseguirmos que conste no orçamento recursos para suprir essa deficiência de quase 15 mil vagas em creches, já valeu a pena o Pacto Interinstitucional pela Educação na Primeira Infância no estado” reforçou o conselheiro.