Mato Grosso tem 400 mil crianças aptas a serem vacinadas contra a covid-19

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto: LUIS LIMA JR/ESTADÃO CONTEÚDO

Por: Jurandir Antônio Voz: Enéas Jacobina

De acordo com dados da Secretaria de Estado de Saúde, Mato Grosso tem cerca de 400 mil crianças, na faixa etária de cinco a 11 anos, aptas a serem vacinadas contra a Covid-19. 

A imunização com a vacina da Pfizer está prevista para começar ainda este mês.

O secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo, defendeu a necessidade de imunização das crianças como parte do enfrentamento à pandemia no Estado.

 “Temos um contingente próximo de 400 mil mato-grossenses nessa faixa etária. Em que pese a Covid ser menos letal nessa idade, as crianças também transmitem, levam para casa e colocam em risco a população adulta. Então, imunizar as crianças também é uma estratégia para o enfrentamento da pandemia”, destacou Figueiredo.

A imunização começa pelas crianças indígenas, quilombolas, com comorbidades e deficiência permanente, e, em seguida, crianças que vivem em lar com pessoas com alto risco para evolução grave de Covid-19.

De acordo com as orientações da Anvisa, a dose para crianças deverá ser aplicada em frações de 10 microgramas, com três semanas de intervalo. Além disso, outra orientação é que a vacinação de crianças deve ser separada dos adultos, de preferência em salas exclusivas.

Toda criança, após ser vacinada, deve ficar em observação para que em caso de alguma reação o atendimento possa ser realizado imediatamente, além disso é de extrema importância que os pais também observem se a dosagem está de acordo com a idade do filho.

Estudos apontam que a vacina da Pifzer conseguiu uma eficácia de 95%, tanto em crianças normais como em crianças com comorbidades. A vacina da Pifzer também mostrou ser eficaz contra a variante Delta.

O Ministério da Saúde ainda não divulgou a data de início da campanha, mas o primeiro lote de vacinas pediátricas deve chegar ao país ainda esta semana.