Mato Grosso se prepara para retomar os transplantes de rins.mp3 |
Da redação - Sapicuá Rádio News
Mato Grosso colocou em funcionamento o Ambulatório Pré Transplante, no Hospital Santa Rosa, em Cuiabá, com objetivo de fazer exames em pacientes renais crônicos, e identificar as pessoas que estão aptas para passar por cirurgia futuramente.
A informação foi confirmada pelo coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde, deputado estadual Doutor João José, do MDB.
“É a minha missão de vida lutar pelos transplantes de rim. Como médico, em 1992, realizei o primeiro transplante de rim da história do estado. No entanto, por questões políticas, infelizmente, as cirurgias foram suspensas. Agora, como deputado, lutarei incansavelmente pelos pacientes renais”, garantiu o deputado.
Segundo o deputado e médico nefrologista, o Ambulatório Pré Transplante vai examinar os quase dois mil pacientes renais que moram em Mato Grosso.
“Os exames vão identificar quem são os pacientes que realmente tem condições de ser transplantado. Não é transplantar por transplantar. Sem dúvida, conseguiremos esse feito” disse o parlamentar.
De acordo com o Doutor João, o Secretário Estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, tem sido um grande batalhador pela causa, e com apoio do governador Mauro Mendes, Mato Grosso vai conseguir a retomada dos transplantes de rins.
A expectativa é que os transplantes de rins sejam realizados no Hospital Santa Rosa, que já foi credenciado para operar por convênio pelo Sistema Único de Saúde, o SUS.