| Mato Grosso registrou a menor taxa de homicídios dos últimos 10 anos em 2019.mp3 |
Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio
Mato Grosso fechou o ano de 2019 com a menor taxa de homicídios dos últimos 10 anos.
De 1º de janeiro a 31 de dezembro do ano passado foram contabilizados 842 assassinatos no Estado, número 8,1% menor do que os 961 casos registrados pelas polícias Militar e Civil em 2018.
A taxa de homicídio ficou em 24,19 mortes a cada 100 mil habitantes. As informações são da Coordenadoria de Estatísticas e Análise Criminal da Secretaria de Estado de Segurança Pública.
Dentre as vítimas de assassinatos, 90% são homens e 10% são mulheres. Dos 87 casos de homicídios com vítimas femininas, 39 foram classificados como feminicídio, ou seja, a motivação do crime foi apenas pelo fato de a vítima ser uma mulher.
Para reduzir o número de mortes, foi fundamental entender a motivação dos crimes, pesquisando as causas do assassinato.
Foram avaliados fatores que provocam os homicídios, como drogas, desajustes sociais, álcool, crime organizado, passional e conflitos agrários.
“A redução dos homicídios se deve a uma série de fatores. O enfraquecimento das facções criminosas com a Operação na Penitenciária Central de Cuiabá, o fortalecimento das atividades no sistema penitenciário, políticas públicas voltadas à preservação da vida, investimentos em prevenção, inteligência, fortalecimento dos setores de investigação e perícias”, destacou o secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante.