06 Mato Grosso registrou mais de 300 casos de Aids de janeiro a outubro.mp3 |
Foto da manchete: Reprodução Web
Por Jurandir Antonio – Voz: Ana Rosa Lima
Texto do áudio:
Mato Grosso registrou 316 casos de Aids no período de janeiro a outubro de 2024, de acordo com levantamento feito pela Secretaria Estadual de Saúde.
Em 2023, foram notificados dois mil e oito casos da doença no estado.
Em relação ao vírus de HIV, foram registrados 811 casos de janeiro a outubro deste ano e mil 165 novos casos no ano anterior.
Os dados foram divulgados no último domingo, data em que é celebrado o Dia Mundial de Luta Contra a Aids.
A data marca o início da campanha 'Dezembro Vermelho', que tem como objetivo sensibilizar a população sobre a compreensão do vírus como um problema de saúde pública global e incentivar as pessoas infectadas a buscarem tratamento.
A SES orienta que, para realizar o teste de HIV, é necessário apenas ir à unidade básica de saúde mais próxima e solicitar o exame.
O resultado fica pronto em menos de 30 minutos.
O HIV é um vírus que ataca o sistema imunológico e enfraquece a capacidade do corpo de combater infecções e outras doenças.
Quando não tratado, ele pode evoluir para a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, popularmente conhecida como Aids, estágio mais avançado da infecção.
Entre os serviços disponibilizados gratuitamente pelo SUS, Sistema Único de Saúde, estão: preservativos masculino e feminino, aconselhamento sobre HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis.
A transmissão pode acontecer por meio de relações sexuais sem proteção, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação, caso não sejam adotadas as medidas preventivas necessárias.