Mato Grosso registra queda de 30% na venda de veículos novos em janeiro

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Marcelo Camargo | Agência Brasil

Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio

Texto do áudio: 

O balanço divulgado pela Fenabrave, Federação Nacional dos Distribuidores de Veículos, esta semana, aponta uma queda nas vendas de veículos novos no comparativo entre janeiro deste ano e dezembro de 2021.

 

Foram emplacados seis mil 565 veículos em janeiro, duas mil 765 unidades a menos que no mês anterior.

 

Falta de peças na indústria e a pandemia são tidos como razões para a queda. 

 

Para o diretor presidente da Fenabrave Regional Mato Grosso, Paulo Boscolo, a queda observada em janeiro com relação a dezembro é gigante no período de pandemia e lembra que no período sempre há uma diminuição devido às pessoas estarem viajando em férias, por exemplo.

 

“Mas o que realmente limita o avanço nos emplacamentos é a falta de suprimentos na indústria”, destaca Boscolo.

 

Já o diretor da Fenabrave Regional Mato Grosso, Carlos Bagestan, que representa o segmento de automóveis e comerciais leves no norte de Mato Grosso, reforça que a retração das vendas é um reflexo das dificuldades enfrentadas pela indústria.

 

“A previsão é que esses problemas continuem a impactar as atividades fortemente no primeiro semestre e 2022 continua sendo um ano de grandes desafios no setor automotivo”, ressalta o diretor da entidade.

 

Na análise de Boscolo, mesmo com a economia sendo afetada pela inflação e o setor mais ainda pela falta de componentes na indústria, as vendas não refletem a realidade.

“O que se vê são concessionárias com lista de espera, pedindo prazo ao consumidor. Tem demanda retraída e a expectativa é de que a partir de março as vendas melhorem”, afirmou o representante da Fenabrave Mato Grosso.

 

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.