Mato Grosso registra maior queda na busca por crédito no Centro-Oeste, diz Serasa

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Assessoria

Por: Jurandir Antônio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

De acordo com o Indicador de Demanda dos Consumidores por Crédito da Serasa Experian, o estado do Mato Grosso registrou a maior queda na busca por recursos financeiros na região Centro-Oeste durante o primeiro semestre de 2023, com uma retração de 15,6%.

A nível nacional, o indicador revelou que a procura por crédito pelos consumidores brasileiros diminuiu 12,5% entre janeiro e junho de 2023.

Essa é a maior queda registrada nos últimos 10 anos, quando comparada aos anos de 2014 e 2020.

Segundo o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, afirmou que esse resultado não surpreende, uma vez que segue a tendência de baixa apresentada desde o início do ano.

Ele explicou que as altas taxas de juros reduzem o interesse por linhas de crédito, enquanto os elevados índices de inadimplência representam um risco para os credores e diminuem as ofertas de crédito.

Rabi destacou ainda que o mercado de crédito brasileiro sofreu uma desaceleração condizente com o cenário econômico, mas espera-se uma melhora no segundo semestre devido à queda dos juros.

No recorte por renda mensal dos consumidores, todas as faixas apresentaram queda na procura por crédito no primeiro semestre de 2023, sendo a maior retração entre aqueles que recebem até 500 reais.

Para quem recebe de dois a cinco mil reais, a queda foi de 10,6%. O resultado parecido para aqueles que ganham entre cinco e 10 mil reais, com queda de 10%.

Mato Grosso ficou na oitava colocação entre os estados que tiveram maior retração na demanda por crédito nos seis primeiros meses de 2023.