Mato Grosso reduz taxa de desmatamento na Floresta Amazônica pelo quinto mês seguido.mp3 |
Da redação: Guilherme Alves
Voz: Vinícius Antônio
Dados do Sistema de Alerta do Desmatamento apontam que desde junho de 2019, o Estado já reduziu em 26% o nível em comparação com o ano passado. Dos oito estados avaliados pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia, Mato Grosso é o único que apresentou redução desde fevereiro deste ano.
A secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, explica que existem planos para controle e prevenção de incêndios florestais realizados pelo corpo de bombeiros em parceria com outros órgãos. Outra ação que valoriza a preservação é o Desenvolvimento Rural de Baxa Emissão. "Estamos alcançando bons resultados graças à coesão da secretaria, comprometimento e dedicação de toda a equipe”, completa.
De acordo com o Instituto de Inovação da Terra, das 39 jurisdições que abrigam florestas tropicais, Mato Grosso é o que mais possui iniciativas que abordam a produção agropecuária sustentável para propriedades de pequeno e grande porte.
Essas iniciativas acontecem devido a Estratégia Produzir, Conservar e Incluir, lançada em Paris incluindo 21 metas para aliar conservação ambiental e inclusão social.
De janeiro à maio de 2019, a equipe da Coordenadoria de Fiscalização de Flora também já aplicou mais de 200 milhões de reais em multas de crimes relacionados ao desmatamento ilegal, embargando mais de 40 mil hectares e apreendendo aproximadamente 4 mil metros cúbicos de madeira de origem ilegal.