Mato Grosso recebe esta semana certificação de zona livre da febre aftosa sem vacinação

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete:  Assessoria Sedec

Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

Após mais de 40 anos de combate à febre aftosa, Mato Grosso será oficialmente reconhecido como zona livre da doença sem vacinação, o mais alto status sanitário concedido pela Organização Mundial de Saúde Animal.

A certificação será entregue nesta quinta-feira, 29 de maio, em Paris, durante a Assembleia Mundial da entidade, com participação de representantes de mais de 180 países.

O reconhecimento marca o fim de uma jornada iniciada ainda na década de 1970, quando a febre aftosa era uma ameaça constante ao rebanho mato-grossense.

O último foco da doença em Mato Grosso foi registrado em 1996.

Desde então, com campanhas de vacinação, estruturação institucional e engajamento do setor produtivo, o estado conquistou a certificação de zona livre com vacinação em 2001.

Naquele ano, o rebanho era de 22 milhões de cabeças. Hoje, são mais de 33 milhões de bovinos, o maior rebanho do Brasil, de acordo com dados do Indea.

Para o governador Mauro Mendes, a certificação “mostra que o produtor de Mato Grosso é extremamente competitivo”.

Já o gerente executivo do FESA, Fundo Emergencial de Saúde Animal, Juliano Ponce, destacou que o status vai possibilitar a abertura de mercados mais exigentes, como Japão e Coreia do Sul.

Segundo a presidente do Indea, Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso, Emanuele Almeida, a certificação “é um sonho realizado”.

Com o novo status, a expectativa é de expansão e consolidação de Mato Grosso como referência em sanidade animal no mundo.