Mato Grosso não vai exigir prescrição médica para vacinar crianças contra a Covid-19

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto: Andrew Medichini/AP

Por: Jurandir Antônio Voz: Enéas Jacobina

Mato Grosso não vai exigir prescrição médica para aplicar a vacina contra a Covid-19 em crianças de cinco a 11 anos.

Foi o que assegurou o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, que a exemplo de gestores de outros 15 Estados, avalia como “descabida” a cobrança de atestado.

Segundo ele, a exigência de prescrição é uma forma de “boicotar” o avanço da vacinação, o que, nas palavras do próprio secretário, representa um “negacionismo da vacina”.

 “Tão logo a vacina seja disponibilizada, ela será distribuída no Estado. E Mato Grosso não vai exigir nenhum atestado prévio para vacinação das crianças de cinco a 11 anos,” garantiu Figueiredo.

Segundo o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, o Governo Federal vai vacinar as crianças na faixa etária de cinco a 11 anos, mas deve exigir a prescrição médica e a assinatura de um termo de consentimento pelos pais.

Tais exigências nunca foram cobradas para outros grupos que já tiveram a vacinação autorizada. Por isso, os secretários estaduais de saúde têm se posicionado contra essa medida.

Complicar ao máximo e criar obstáculos à vacinação de crianças é uma estratégia do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, para “agradar” o presidente Jair Bolsonaro, que é contra a imunização de crianças contra o coronavírus.