Mato Grosso já cadastrou biometricamente 77% do eleitorado estadual.mp3 |
Da redação: Vinícius Antônio
O cadastramento biométrico do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso já foi feito por um milhão e 63 mil pessoas, ou seja, atingiu 77,5% dos eleitores do Estado.
Atualmente, 13 municípios estão realizando a revisão do eleitorado com cadastro biométrico. São eles: Alto Garças, Alto Taquari, Cotriguaçu, Dom Aquino, Itiquira, Juscimeira, Matupá, Nova Olímpia, Paranaíta, Porto Alegre do Norte, Santa Rita do Trivelato, Tapurah e Vila Rica
A somatória destas 13 cidades, chega ao resultado de 109 mil eleitores que devem ser atendidos pela Justiça Eleitoral.
O eleitor que não efetuou o cadastramento nas cidades onde a revisão já aconteceu ou não comparecer naquelas que estão realizando pode ter seu título de eleitor cancelado.
Com isso o cidadão não poderá se inscrever em concurso ou prova para cargo ou função pública, nem tomar posse em cargo público, tirar passaporte ou carteira de identidade; renovar matrícula em unidades de ensino público, e participar de concorrência pública da União, dos estados, ou dos municípios, ou das respectivas autarquias.
Todos os eleitores, inclusive os que possuem mais de 70 anos e os analfabetos, estão obrigados a participarem da revisão.
É necessário levar um documento de identidade oficial, comprovante de endereço e, caso tenham, CPF e título de eleitor para os que forem fazer o cadastramento biométrico.
No caso de emissão do primeiro título eleitoral para homens com mais de 18 anos, é necessário também apresentar comprovante de quitação militar.