Mato Grosso foi o único estado da Amazônia Legal que registrou aumento no desmatamento

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Imazon

Por Jurandir Antonio – Voz: Eneas Jacobina

Texto do áudio 

 

Mato Grosso foi o único estado da Amazônia Legal a registrar aumento no desmatamento entre agosto de 2024 e julho de 2025.

Enquanto os demais apresentaram queda, a área desmatada no território mato-grossense cresceu 25,06%, alcançando quase mil e 600 quilômetros quadrados, o que representa 27,12% de toda a devastação registrada na região no período.

Os dados são do Inpe, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, por meio do Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite, que acompanha as alterações na cobertura florestal via imagens de satélite.

Mato Grosso aparece como o segundo estado que mais desmatou na Amazônia Legal, atrás apenas do Pará, que registrou mais de dois mil quilômetros quadrados de área desmatada.

Juntos, os dois estados responderam por mais da metade de toda a destruição florestal no último período.

Entre os estados que conseguiram reduzir a devastação, Tocantins teve a maior queda registrando 62,5%, seguido por Amapá, com 48,15%, e Acre, 27,62%.

No total, o bioma amazônico perdeu quase cinco mil e 800 metros quadrados de floresta, uma redução de 11,08% em comparação ao período anterior.

O índice representa a terceira menor taxa da série histórica iniciada em 1988 e o terceiro ano consecutivo de queda.

Desde 2022, o desmatamento na Amazônia acumula redução de cerca de 50%.