| 08 Sistema Famato leva projetos de pecuária sustentável e inovação no campo à COP30.mp3 | 
Foto da manchete: Ascom Sistema Famato
Por Jurandir Antonio – Voz: Yaponira Cavalcanti
Texto do áudio
Dois projetos que aliam produção sustentável e tecnologia serão apresentados pelo Sistema Famato, Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso na COP 30, em Belém, no Pará.
A Fazenda Pantaneira Sustentável e o AgriHub Conecta serão destaque na AgriZone, espaço técnico coordenado pela Embrapa e dedicado à agricultura sustentável.
Com metodologia da Embrapa Pantanal, a Fazenda Pantaneira Sustentável combina ciência, inovação e gestão.
Avalia as fazendas por 56 indicadores, ambientais, econômicos e socioculturais e comprova que é possível produzir com responsabilidade e preservar o bioma.
Em cinco anos de projeto-piloto, a idade para o primeiro parto das vacas caiu de 34 para 28 meses e a taxa de prenhez subiu de 41% para 70,9%.
Hoje, o programa reúne 72 fazendas, 112 mil cabeças e 247 mil hectares monitorados, com efeito indireto em mais de 300 mil hectares.
Realizada por meio do Senar MT e Embrapa Pantanal, a Fazenda Pantaneira Sustentável reforça a vocação do Pantanal para produção com conservação.
Dados da Embrapa indicam que 93% da área está em propriedades privadas e 84% mantém cobertura conservada.
A apresentação da Fazenda Pantaneira Sustentável será feita por técnicos da Famato em painel no dia 12 de novembro, uma quarta-feira, a partir das duas e meia da tarde, no horário de Mato Grosso.
Outra iniciativa em destaque na COP30 é o AgriHub Conecta, rede de inovação do Sistema Famato que aproxima produtores de startups e empresas de tecnologia para resolver problemas reais do campo.
A apresentação do AgriHub Conecta está prevista para o dia 18 de novembro, uma terça-feira, a partir de uma hora da tarde, no horário de Mato Grosso.