Áudio
| Mato Grosso é o segundo Estado com maior número de vagas de UTI para Coronavírus.mp3 |
Vinícius Antônio
O Estado de Mato Grosso tem a segunda menor taxa de ocupação de leitos de UTI, Unidades de Terapia Intensiva, para os pacientes da Covid-19, dentre todos os estados brasileiros.
A informação consta em levantamento divulgado nesta semana.
O levantamento mostrou ainda que Mato Grosso possui 99 leitos de UTI exclusivos para pacientes com Coronavírus, pelo Sistema Único de Saúde. Desses, cinco estão sendo utilizados por pacientes com covid-19, ou seja, 4,8%.Conforme os dados, Mato Grosso fica atrás apenas de Mato Grosso do Sul, cuja taxa de ocupação é de 2,6%.
A maioria dos estados está com a taxa de ocupação de UTIs para pacientes acometidos pela Covid-19 superior a 50% e, em alguns, já não existe mais UTIs disponíveis. O governador Mauro Mendes ressaltou que, desde o início da pandemia, o Governo do Estado tem tomado uma série de medidas para ampliar a rede de leitos em Mato Grosso, para contar com uma estrutura adequada para atender aos pacientes com Coronavírus. Já no início de maio, Mato Grosso contará com mais mil 273 leitos disponíveis, entre os clínicos e de UTIs, exclusivamente para o tratamento da Covid-19. Mendes ponderou que, mesmo com o resultado positivo, é preciso que toda a população continue a tomar as medidas necessárias para evitar a propagação do vírus.Ou seja, manter o isolamento social, os cuidados com a higiene e, ao sair de casa, sempre usar a máscara.