Mato Grosso comprou mais 10 mil testes para confirmar ou descartar a infecção pelo novo coronavírus

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio

Mato Grosso comprou mais 10 mil testes, que identificam a Covid-19 por meio de análise de RT-PCR.

Com os novos testes, o Lacen, Laboratório Central do Estado, vai ampliar a realização do exame molecular que confirma ou descarta a infecção pelo novo coronavírus.

A determinação para as aquisições extras foi anunciada pelo governador Mauro Mendes e pelo secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo.

A equipe técnica da Secretaria de Estado de Saúde providenciou a compra, em caráter de urgência, conforme Decreto Governamental.

O investimento na compra dos testes para a realização de exame que detecta a Covid-19 foi de aproximadamente 192 mil reais. As remessas por parte do Ministério da Saúde continuarão sendo enviadas ao Estado de forma gradativa.

De acordo com a diretora do Lacen, Elaine Cristina de Oliveira, cada teste representa uma pessoa testada, portanto, serão mais 10 mil pessoas a serem diagnosticados ou não com a doença, conforme os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

Atualmente, não existe vacina para prevenir a infecção pelo novo coronavírus. A melhor maneira de prevenir a infecção é evitar ser exposto ao vírus.

A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.