| Mato Grosso antecipa aplicação da terceira dose de vacina contra o coronavírus.mp3 |
Foto da manchete: Christiano Antonucci
Por Vinícius Antônio
Texto do áudio:
A Comissão Intergestores Bipartite de Mato Grosso decidiu pela antecipação do prazo de aplicação da dose de reforço contra a Covid-19.
O reforço passa a ser aplicado quatro meses depois da segunda dose. A medida contempla todos os públicos já imunizados contra o coronavírus.
Para o secretário de Estado de Saúde e presidente da CIB, Gilberto Figueiredo, essa é uma medida importante para se alcançar de forma mais rápida uma cobertura satisfatória da dose de reforço.
Ele enfatiza que a decisão já está valendo em Mato Grosso e as Prefeituras devem atualizar a dinâmica de aplicação do reforço.
A decisão de antecipar a aplicação da dose de reforço de cinco para quatro meses, se deve ao risco de circulação de novas variantes e à baixa procura da população pela segunda dose e dose de reforço com o prazo que estava vigente.
Para o secretário adjunto de Vigilância em Saúde da SES, Juliano Melo, a antecipação da dose de reforço melhora a proteção da população para o risco de reinfecção e a infecção por novas variantes.
O presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso, Marco Noberto Felipe, acredita que essa mudança é de suma importância para o Estado considerando a nova variante ômicron.
Para ele está claro que a vacina tem ajudado muito no controle da pandemia no país. Ele explica que agora vai ser realizada uma força tarefa de chamamento da população que se enquadra nesse prazo de quatro meses para se imunizar.