| Mato-grossenses já podem utilizar o Disque-Censo para agendar visita do recenseador do IBGE.mp3 |
Foto da manchete: reprodução
Por Jurandir Anonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
Os moradores que ainda não tiveram seus domicílios recenseados em Mato Grosso contam agora com o Disque-Censo para agendar a visita do recenseador do IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
O serviço pelo telefone 137 começou a funcionar no estado em 19 de dezembro em 18 cidades que estavam com a coleta mais avançada e agora está disponível nos 141 municípios.
A ligação é gratuita, pode ser feita de qualquer número, fixo ou celular, todos os dias da semana, de 8h até 21h30 (horário de Brasília).
Com mais de 80% da população estimada recenseada em Mato Grosso, a etapa final de coleta deve ser agilizada com o atendimento telefônico, que conta com 120 agentes censitários de pesquisa, e é um serviço inédito na história dos censos demográficos do IBGE.
O trabalho dos recenseadores começou em agosto de 2022 e deve continuar até o final de fevereiro.
A pessoa que ligar para o 137 responderá a alguns questionamentos que visam identificar se realmente nenhum morador do domicílio respondeu à pesquisa.
Para isso, o atendente solicita informações como telefone, e-mail, endereço, nome da pessoa e ponto de referência.
Depois, a equipe local do IBGE vai entrar em contato para agendar a coleta dos dados presencialmente.
Vale ressaltar também que essa ligação não parte do IBGE e, sim, da população.
Ou seja, o IBGE não liga para o informante solicitando as informações sem que este tenha entrado em contato anteriormente com o Disque Censo.
O Censo Demográfico 2022 é uma pesquisa que ocorre em todos os municípios do país, com o objetivo de coletar dados que permitem traçar um retrato da população.
Com esses dados, é possível criar políticas públicas, assim como desenvolver pesquisas que são fundamentais para o crescimento do país. Responder à pesquisa é obrigatório e os dados têm o sigilo garantido por lei.