Mato-grossenses já pagaram R$ 1,5 bilhão em impostos nos primeiros 11 dias de 2022

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto:Assessoria

Por: Jurandir Antônio Voz: Enéas Jacobina

Em apenas 11 dias de 2022, o estado de Mato Grosso deve alcançar o montante de um bilhão 553 milhões de reais pagos em impostos pela população aos cofres públicos.

O valor atual é 11,5% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado, quando somou um bilhão 393 milhões de reais.

O total refere-se a impostos, taxas e contribuições cobrados pelos municípios, estado e União, e pode ser visto, em tempo real, no telão da Fecomércio, Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso, instalado na avenida Historiador Rubens de Mendonça, conhecida como avenida do CPA, em Cuiabá.

 “O Brasil tem uma das cargas tributárias mais altas do mundo e isso faz com que o brasileiro trabalhe cinco meses para pagar esses tributos. Precisamos de uma reforma tributária que reorganize essa pauta, pois além de ser um peso para o cidadão e para as empresas, o país deixa de receber investimentos devido a esse cenário que compõe o chamado ‘custo Brasil’, afirma o presidente da Fecomércio, José Wenceslau de Souza Júnior.

O setor de comércio e serviços, por exemplo, foi responsável por mais da metade, ou seja, 58% de todo o ICMS recolhido entre janeiro e outubro de 2021, segundo Boletim da Receita Pública, divulgado pela Secretaria de Estado de Fazenda.

Nesses meses, somente em ICMS foi arrecadado 38,1% a mais do que o recolhido no mesmo período do ano anterior, contabilizando 15 bilhões 490 milhões de reais.

Entretanto, o presidente da Federação lembra que a medida do Governo do Estado em reduzir o ICMS, Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, em 2022 sobre a energia elétrica, comunicação, gás industrial, diesel e gasolina, deverá impactar diretamente no bolso do cidadão e deverá ser sentido pelos mato-grossenses no decorrer do ano.

O Governo de Mato Grosso abriu mão de um bilhão e 200 milhões de reais para amenizar a carga de impostos cobrados da população e das empresas do estado.

Além de divulgar o valor pago em tributos pela população mato-grossense, o Impostômetro da Fecomércio traz informações sobre questões tributárias do estado e do país.