Março foi o pior mês do ano para as vendas do comercio varejista de Mato Grosso.wav |
Da redação - Sapicuá Rádio Nes
Vendas no comércio varejista de Mato Grosso registram a maior queda do país em março
O volume de vendas no comércio varejista de Mato Grosso fechou com queda mensal de 3,9%, na comparação de março com fevereiro deste ano.
A taxa negativa foi a mais alta do país, no período, conforme dados da Pesquisa Mensal do Comércio, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Segundo o IBGE, na avaliação mensal nove estados fecharam com queda no ritmo de vendas, sendo a maior delas registrada em Mato Grosso.
Na região Centro-Oeste, por exemplo, os outros estados, Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul, tiveram aumento nas vendas na passagem de fevereiro para março.
A pesquisa revela ainda que na comparação entre os volumes de vendas de março desse ano com março do ano passado a redução nas vendas é de 1,7%.
Na avaliação de empresários do segmento, os resultados atuais praticamente obrigam o comércio a ter desempenho positivo no Dia das Mães, como forma de amenizar as perdas dos primeiros meses de 2019.
De acordo com o IBGE, o Brasil encerrou março com variação de 0,3% em decorrência dos resultados positivos em 18 dos 27 estados, com destaque, em termos de resultados positivos para: Tocantins, que teve um aumento de 5,3% nas vendas, e Amazonas, com 4,4%.