Mapa prorroga a vigência do estado de emergência zoossanitária contra a gripe aviária

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete:  Reprodução Web

Por Jurandir Antônio - Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio  

Foi publicada nesta terça-feira a portaria que prorroga por mais 180 dias a vigência do estado de emergência zoossanitária, em todo território nacional, em função da detecção da infecção pelo vírus da influenza aviária H5N1de alta patogenicidade em aves silvestres no Brasil.

De acordo com o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, o sistema de defesa agropecuária brasileiro é muito eficiente, por isso, o Brasil é um dos quatro países do mundo que não tem gripe aviária no plantel comercial.

A prorrogação acontece de forma preventiva.

A emergência zoossanitária foi decretada, pela primeira vez, em maio de 2023 e prorrogada, uma vez, em novembro do mesmo ano, como uma medida do Mapa para evitar que a doença, também conhecida como gripe aviária, chegue na produção de aves de subsistência e comercial, bem como para preservar a fauna e a saúde humana.

Até este momento, não há registro de circulação do vírus na criação comercial, o que mantém o Brasil com status de país livre de influenza aviária perante a Organização Mundial de Saúde Animal, exportando seus produtos para consumo de forma segura.