Mapa lança campanha para estimular a população a consumir mais leite e derivados

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Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio

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O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento lançou, nesta quarta-feira, a 1ª Semana do Leite e Derivados.

Desenvolvida em parceria com entidades do setor privado, a pedido de produtores, a iniciativa busca estimular a população a consumir mais laticínios e destaca os benefícios destes para a saúde humana e a importância do segmento para a economia brasileira.

Com o lema "Alimentos Que Fazem o Brasil Crescer", a primeira edição da semana contará com a divulgação de peças publicitárias que buscam promover o consumo dos produtos lácteos.

 

Estabelecimentos comerciais também vão estimular a ingestão de mais leite e derivados.

 

“O setor supermercadista acolheu o pedido da ministra para promovermos todo o segmento lácteo em nossas mais de 90 mil lojas afiliadas à Associação Brasileira de Supermercados, bem como nas plataformas de comércio eletrônico”, afirmou o presidente da entidade, João Galassi.

O presidente do Sistema OCB, Organização das Cooperativas Brasileiras, Márcio Lopes de Freitas, destacou que a iniciativa chega em momento oportuno para os produtores, lembrando as dificuldades de um cenário que conjuga alta dos custos de produção com leve queda do valor de referência pago pela indústria láctea aos pecuaristas.

Segundo a Embrapa, após ter aumentado ano a ano, por mais de uma década, o consumo de lácteos, estagnou no Brasil a partir de 2014.

 

Ainda assim, o Brasil é, hoje, o terceiro maior produtor de leite e derivados do mundo, tendo respondido por 34 bilhões de litros em 2020.

De acordo com o Ministério da Agricultura, 99% das cidades brasileiras contam com pelo menos um produtor de leite.

No total, o país tem mais de um milhão de produtores, a maioria, agricultores familiares.

Segundo a pasta, o setor movimenta mais de 100 bilhões de reais ao ano e gera mais de quatro milhões de empregos.

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