BNDES anuncia R$ 10 milhões para restauração florestal em terras indígenas em três estados

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Bunge / Divulgação

Por Jurandir Antonio – Voz: Eneas Jacobina

Texto do áudio:

 

O BNDES, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, lançou, recentemente, um novo edital com 10 milhões de reais para projetos de restauração florestal em terras indígenas no âmbito do Floresta Viva.

A iniciativa pode beneficiar uma área potencial de 61 terras indígenas em Mato Grosso, Tocantins e Maranhão.

O edital é uma parceria entre BNDES, a Fundação Bunge e a Agrícola Alvorada S.A.

As propostas selecionadas pelo edital terão recursos não reembolsáveis, com aporte pelo BNDES, que vai colocar 50% do dinheiro, Fundação Bunge, 40%, e Agrícola Alvorada, entra com 10%.

Os projetos terão apoio ainda para gestão e certificação de carbono.

Segundo o BNDES, a implantação dos projetos vai contribuir para o Arco da Restauração, proposta do BNDES e do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima que visa recuperar áreas degradadas no bioma Amazônia.

Além da restauração ambiental, o BNDES destacou que estão previstas ações de estímulo à agricultura familiar indígena, com o uso de sistemas agroflorestais.

O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, explicou que o edital do Floresta Viva apoia projetos que recuperam áreas degradadas em uma zona de transição entre a Amazônia e o Cerrado, que é crucial para a regulação das águas e para a estabilidade do clima na região.