Mapa fecha 2024 com maior Plano Safra da história e avanços das políticas agrícolas

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antonio – Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio:

 

Em 2024, a Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura e Pecuária trabalhou para fortalecer as políticas agrícolas brasileiras, ampliando o total de recursos do crédito rural programados para o Plano Safra 2024/2025.

Foram mais de 400 bilhões de reais destinados ao custeio, comercialização, investimento e industrialização, o que representou um aumento de 10% em relação aos recursos programados no ano-safra anterior.

O atual Plano Safra continuou incentivando o fortalecimento de sistemas de produção ambientalmente sustentáveis, com uma redução de até um ponto percentual na taxa de juros de custeio.

Este ano, foi sancionada pelo presidente Lula a Lei do Combustível do Futuro, que tem como foco expandir o uso de combustíveis sustentáveis e de baixa intensidade de carbono, como etanol, biodiesel e biocombustíveis, baseando-se nas experiências bem-sucedidas do Brasil.

A implementação do programa prevê investimentos de 260 bilhões de reais até 2037 e a redução de 705 milhões de toneladas de CO2 no mesmo período.

Muitas conquistas foram alcançadas neste ano.

Entre elas, destaca-se a aprovação do Plano Trienal do Seguro Rural pelo Comitê Gestor Interministerial do Seguro Rural, com vigência para o período de 2025 a 2027.

De acordo com o secretário Guilherme Campos, os investimentos deste ano foram intensos para garantir que o Seguro Rural esteja plenamente disponível para o produtor.