| MAPA e Prefeitura de Várzea Grande discutem critérios para compra de produtos da merenda escolar.mp3 |
Foto da manchete: Reprodução Web
Por Jurandir Antônio - Voz: Yaponira Cavalcanti
Texto do áudio:
Mapa e Prefeitura de Várzea Grande debatem medidas para acelerar
Uma reunião realizada na última semana, na Superintendência de Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso contou com a participação de representantes do Mapa, Ministério da Agricultura e Pecuária, e da Comissão de Licitação da Prefeitura de Várzea Grande.
O objetivo do encontro foi alinhar a confecção de editais de licitação para aquisição de produtos de origem vegetal e de bebidas, em especial para a merenda escolar, evitando fraudes econômicas e de qualidade no fornecimento desses produtos.
Foram compartilhadas informações sobre a necessidade de cadastro de embaladores de produtos de origem vegetal destinados à alimentação humana junto ao Cadastro Geral de Classificação do Ministério.
E também sobre a obrigatoriedade de empresas credenciadas junto ao Ministério classificarem esses produtos visando atestar sua qualidade.
Também foram discutidos outros assuntos durante a reunião, como a obrigatoriedade do registro de estabelecimentos produtores de bebidas com enfoque em polpas de frutas e formas de auxiliar pequenos produtores de farinha de mandioca a regularizarem a produção junto ao Ministério.
Segundo a chefe do Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal, Tatiana Brito, a proposta é trabalhar em parceria, além de promover uma aproximação com as prefeituras para ajudar na regularização de pequenos estabelecimentos produtores de bebidas e de produtos de origem vegetal e da agricultura familiar junto ao Mapa.
Ela disse ainda que a meta é assegurar a qualidade e a segurança dos produtos oferecidos à merenda escolar, nas ações de assistência social e em hospitais.